As semelhanças entre o futebol e o poker

O futebol e o poker estão muito próximos. Aliás, muito mais do que os fãs de ambas as modalidades imaginam. Embora seja verdade que são esportes que pertencem a mundos diferentes, os dois possuem muitos pontos em comum. Ao longo desse artigo, serão mencionados alguns dos pontos que fazem as semelhanças entre os dois universos. Alguns até poderão ser surpreendentes para você!

 

Estratégia e planeamento

 

De forma prática, o primeiro é exclusivamente sobre habilidade física e o segundo é sobre habilidade mental. Mas as aparências enganam. E por quê?

Na realidade, embora seja verdade que o poker não é tão exigente fisicamente, ele apresenta desafios mentais que exigem estratégia avançada e uma natureza competitiva por parte dos jogadores. Se pensarmos que no futebol o planeamento tático e a estratégia são fundamentais para vencer as partidas, o mesmo acontece numa partida de poker. Ambos os esportes partem de um planeamento que orienta a estratégia em cada partida disputada. Cada jogador e/ou equipe segue a tática desenvolvida e faz o seu melhor para atingir os objetivos traçados e conseguir o sucesso no final.

 

Perfil dos jogadores

 

Por outro lado, comparando apenas o perfil dos jogadores, não há como negar que ambos possuem um espírito competitivo que os projeta para outro patamar. Isso porque, um jogador competitivo, independentemente da modalidade, quer sempre vencer. Nesses dois casos, a sede de vencer é presença obrigatória para atingir os melhores resultados.

 

Competições e torneios

 

Ambos os esportes têm provas que distinguem os melhores da modalidade. No futebol existem, por exemplo: as Ligas Nacionais, Liga dos Campeões, Copa do Mundo ou o Europeu de Seleções. Já no poker, existe a World Series of Poker, European Poker Tour ou os campeonatos nacionais.

 

Caminho profissional ou amador

 

Cada um desses dois esportes pode ser praticado tanto de forma recreativa, quanto profissional. Por exemplo, qualquer um pode tornar-se um jogador de destaque num torneio de poker menor ou até mesmo num clube de futebol local. Por outro lado, quem segue o caminho e o sonho de ser jogador profissional, pode aspirar níveis mais altos em ambos.

 

Abrangência competitiva

 

Qualquer jogador de poker pode entrar num torneio de classe mundial como o World Poker of Series (WSOP), o mais importante e prestigioso conjunto de torneios de poker ao vivo do mundo. Para isso, basta cumprir as exigências de entrada.

No caso do futebol, as equipes mais pequenas têm de lutar por um lugar num palco diferente. Ainda que não seja fácil, é possível, equipes de ligas menos competitivas, conseguirem qualificar-se para grandes torneios. Por exemplo, na Euro 2016, vencida  pela seleção portuguesa, a “pequena” seleção da Albânia conseguiu a sua primeira qualificação para uma grande competição.

 

Imprevisibilidade em competições

 

Às vezes, nos torneios de poker e futebol, podem existir surpresas como um jogador ou uma equipe vencerem inesperadamente essas competições.

Em 2011, o brasileiro André Akkari ganhou a variante “No Limit Hold” na WSOP, uma das mais difíceis da modalidade. Foi uma surpresa para todos, apesar da destreza e competência de Akkari. Entretanto, ninguém esperava esse desfecho.

 

Claudio Ranieri ergue o troféu da Premier League em 2015/16.

Claudio Ranieri ergue o troféu da Premier League em 2015/16.

 

Já no futebol, quem não se lembra do título da Premier League conquistado pelo Leicester City na temporada 2015/16? As “Raposas” de Claudio Ranieri, que começaram a competição com todos apostando em seu provável rebaixamento, devido ao fato de serem a equipe mais modesta da competição, fizeram história ao erguer o troféu da categoria mais alta do futebol inglês, à frente dos poderosos Arsenal, Tottenham, Manchester City, Liverpool e Chelsea.

 

Rivalidades entre jogadores

 

As principais personalidades do futebol e do poker levam o seu próprio estilo de jogo e habilidades únicas para qualquer partida, sejam os melhores jogadores de futebol da história ou vencedores de 15 braceletes WSOP, são esses os responsáveis pela competitividade e emoção no esporte.

Além disso, as rivalidades são começadas dessa maneira. Existe sempre um ou outro jogador que deseja bater os recordes do outro. No futebol ou no poker a rivalidade é o combustível que faz nascer a chama e também, crescer a paixão pela modalidade nos fãs de todo o mundo.

 

Jogadores de futebol, jogadores de poker

 

Four de "Ases" no poker.

Four de “Ases” no poker.

 

Por fim, um ponto que acaba por ser mais uma curiosidade. Para quem não sabe, existem muitos jogadores de futebol que são amantes de poker!

Por exemplo, Gerard Piqué, jogador do Barcelona e um dos melhores defensores do mundo, pode ser considerado também um jogador profissional de poker. Piqué participa frequentemente nos eventos de poker mais importantes do circuito internacional, como o WSOP e o EPT.

Fica claro que são muitos os pontos em comum entre futebol e poker. Uns mais visíveis, é verdade, mas no seu todo, são essas semelhanças que despertam o interesse de quem é amante de esportes em geral. Isso porque, apesar de existirem preferências esportivas, há sempre outro lado da moeda em modalidades distintas.

Categorias: ParceirosPágina inicial

João Corneta

Veja todos os posts de

Veja também: