Retorno dos torcedores aos estádios no Brasil, mas com cautela

A volta dos torcedores aos estádios tem sido um assunto polêmico. Não resta dúvida que a ausência da torcida nos estádios de futebol durante a pandemia alterou completamente o dia a dia dos clubes e também resultou em uma perda significativa de receitas.

A ausência dos torcedores nos jogos tornou o espetáculo frio e chegou a impactar até mesmo no rendimento de alguns atletas, que admitiram sentir a falta da vibração nos estádios.

A mudança no fator campo chegou a refletir na diminuição de vitórias dos mandantes nas odds das melhores casas de apostas. Quem quiser pode conferir esses dados e ainda, aproveitar o código promocional da bet365 para dar os seus palpites.

 

Europa e Estados Unidos puxaram a fila

 

Na Europa a volta parcial do público aos estádios aconteceu ainda em 2020. Contudo, depois da segunda onda da pandemia, os casos de mortes voltaram a subir e assim vários países foram obrigados a suspender a presença do público.

Neste ano, desde maio alguns desses países começaram a liberar gradualmente a volta do público, mas com várias restrições como o número reduzido de torcedores, apresentação de comprovante das duas doses da vacina, testes rápidos e, naturalmente, o uso de máscaras.

Nos Estados Unidos cada estado tem aplicado suas próprias regras, geralmente com os mesmos padrões de ocupação reduzida, vacinação e demais protocolos. Apenas o estado do Texas vem sendo mais liberal, inclusive, autorizando a lotação total dos estádios do beisebol. Por esse motivo tem sofrido duras críticas do presidente Joe Biden e advertências por parte dos cientistas.

No Brasil houve uma reunião entre os clubes e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e 18 dos 19 clubes presentes votaram a favor da volta do público aos estádios. Apenas o Athlético votou contra alegando que o Brasileirão deveria ir até o fim sem torcida. O Flamengo não estava presente, já que tem uma liminar a seu favor liberando o público nos jogos, o que causou bastante constrangimento nos outros clubes. A partir dessa decisão o Brasileirão voltará a ter torcida, algo que não ocorria desde dezembro de 2019.

 

Protocolos de segurança no Maracanã. Foto: Ricardo Moraes | Agência Brasil

Protocolos de segurança no Maracanã. Foto: Ricardo Moraes | Agência Brasil

 

A liberação exige uma série de cuidados e será preciso cumprir os protocolos de segurança. Os torcedores deverão estar vacinados (primeira e segunda doses) há mais de 15 dias e precisarão apresentar o comprovante de ambas, sejam Astrazeneca, Coronovac ou Pfizer. No caso da vacina da Janssen o comprovante é referente à dose única. Para os casos de quem ainda não tomou a segunda dose, também deverão apresentar um teste negativo de PCR para Covid-19.

Entretanto, no estado de São Paulo, a torcida somente será liberada nos estádios a partir do dia 4 de outubro. Dessa data até 14 de outubro será permitida a presença de 30% da lotação do estádio. Depois do dia 16 de outubro, 50% da capacidade e em 1º de novembro, 100%. Claro, tudo isso seguindo obrigatoriamente o protocolo estipulado.

 

Volta aos estádios tem resultados variados

 

No fim de semana passado, 23ª rodada do Brasileirão da Série A, pudemos observar a presença limitada de torcida nos estádios em alguns jogos.

Com certeza não foi um retorno triunfante ou mesmo, muito comemorado, pois a grande maioria dos mandantes não conseguiu vencer seus encontros. Mesmo com o apoio de suas torcidas, apenas o Flamengo e o Atlético-MG saíram vitoriosos.

Na partida entre Atlético e Internacional estavam presentes 7.166 torcedores no Mineirão e a vitória do Galo o deixou com mais folga ainda em comparação aos seus concorrentes ao título. A Prefeitura de Belo Horizonte havia liberado 30% da lotação do estádio, portanto, cerca de 18.000 torcedores poderiam estar presentes, o que acabou não ocontecendo. A ressaca da eliminação na Libertadores pode ter pesado, assim como preocupações dos torcedores com aglomerações.

O Flamengo, apesar do pequeno público de 7.715 torcedores presentes, acabou vencendo o Athlético por 3×0. Já a torcida do Grêmio não teve motivo para comemoração. Ao perder para o Sport Recife por 2×1 a equipe gaúcha não conseguiu sair da zona do rebaixamento, o que não agradou nem um pouco os 7.147 presentes.

 

Foto de capa: jorono por Pixabay 

 

Categorias: Campeonatos / Clubes / ParceirosPágina inicial

Agência eMarket

Somos especializados em mkt digital para auxiliar empresas a prospectar, manter e rentabilizar clientes e negócios.

Veja todos os posts de

Veja também: