Bósnia e Herzegovina: única estreante em 2014

A Seleção de Futebol da Bósnia e Herzegovina surgiu em 1992 e é filiada à FIFA desde 1996. Até 1992, o país esteve representado em Copas do Mundo e Eurocopas apenas como parte da antiga Iugoslávia.

Após sua independência, a Bósnia e Herzegovina se limitou a disputar amistosos, torneios de pouca expressão e eliminatórias das principais competições continentais e internacionais de futebol. No entanto, no dia 15 de outubro de 2013, o país conquistou a tão sonhada vaga para o Mundial de 2014 – será a única estreante.

Bosnia-Herzegovina v Mexico

Amistoso em 2011 contra o México.

A façanha foi alcançada com vitória de 1×0 sobre a Lituânia fora de casa pelas Eliminatórias da Europa. O gol de Ibisevic garantiu a liderança no Grupo G, à frente da Grécia – a diferença foi no saldo de gols. Dessa maneira, a Bósnia se tornou a quarta seleção da ex-Iugoslávia a se classificar para uma Copa do Mundo – Sérvia, Croácia e Eslovênia já disputaram a competição como nações independentes.

Slovakia v Bosnia-Herzegovina - FIFA 2014 World Cup Qualifier

Eliminatórias para a Copa de 2014: Bósnia e Herzegovina x Eslováquia

Assim como a bandeira nacional, o escudo da Associação de Futebol da Bósnia e Herzegovina é formados pelas cores azul, amarela e branca. Ao centro do distintivo circular está contemplado um desenho em azul do mapa do país. Em relação ao uniforme, enquanto o branco é predominante no “Home Kit”, o azul é a cor principal dos kits reservas da Bósnia. Os torcedores e jogadores da seleção são apelidados por “Zmajevi” (Dragões). Na imprensa internacional também são conhecidos por “Golden Lilies” (Lírios Dourados).

Texto: Gabriel Godoy.

Categorias: Campeonatos / SeleçõesPágina inicial

Adriano Ávila

A prova inquestionável que existe vida inteligente fora da Terra é que eles nunca tentaram contato com a gente.

Veja todos os posts de

Veja também: