O dia 11 de julho em Copas do Mundo

Estádio Santiago Bernabéu, Madrid. 11 de julho de 1982. Final da Copa do Mundo da Espanha. 12 minutos do 2º tempo. Paolo Rossi abriu o placar da final: Itália 3×1 Alemanha. Era seu 6º gol no mundial, o artilheiro isolado do torneio.

Por pouco, o atacante não ficou de fora daquela Copa. Seu nome estava envolvido no Totonero, um esquema de manipulação de resultados durante o Calcio de 1980. Rossi foi suspenso por três anos e graças a redução da pena para dois anos, foi convocado por Enzo Bearzot, técnico da Azzurra.

 

Paolo Rossi na final da Copa de 1982

Paolo Rossi na final da Copa de 1982

 

Em 11 de julho de 2010, Holanda e Espanha buscavam pela primeira vez alcançar a glória máxima do futebol. O palco era o Estádio de Soccer City, em Joanesburgo, África do Sul. A Seleção Holandesa entrou em campo com o uniforme todo laranja e a Fúria se apresentou toda de azul.

Assim como nas finais de 74 e 78, a Laranja Mecânica foi derrotada na decisão da Copa do Mundo de 2010. Após 0x0 no tempo normal, a partida foi para a prorrogação e um gol de Iniesta garantiu o título mundial para os espanhóis.

Veja a animação do gol de Iniesta em stop motion.

 

Categorias: Campeonatos / SeleçõesPágina inicial

Gabriel Godoy

Jornalista; frustrou-se na tentativa de ser um jogador profissional; peladeiro; apaixonado por futebol de campo, de rua, de botão, de vídeo-game...

Veja todos os posts de

Veja também: