O dia 11 de julho em Copas do Mundo

Estádio Santiago Bernabéu, Madrid. 11 de julho de 1982. Final da Copa do Mundo da Espanha. 12 minutos do 2º tempo. Paolo Rossi abriu o placar da final: Itália 3×1 Alemanha. Era seu 6º gol no mundial, o artilheiro isolado do torneio.

Paolo Rossi na final da Copa de 1982

Paolo Rossi na final da Copa de 1982

Por pouco, o atacante não ficou de fora daquela Copa. Seu nome estava envolvido no Totonero, um esquema de manipulação de resultados durante o Calcio de 1980. Rossi foi suspenso por três anos e graças a redução da pena para dois anos, foi convocado por Enzo Bearzot, técnico da Azzurra.

Em 11 de julho de 2010, Holanda e Espanha buscavam pela primeira vez alcançar a glória máxima do futebol. O palco era o Estádio de Soccer City, em Joanesburgo, África do Sul. A Seleção Holandesa entrou em campo com o uniforme todo laranja e a Fúria se apresentou toda de azul.

Assim como nas finais de 74 e 78, a Laranja Mecânica foi derrotada na decisão da Copa do Mundo de 2010. Após 0x0 no tempo normal, a partida foi para a prorrogação e um gol de Iniesta garantiu o título mundial para os espanhóis.

Veja a animação do gol de Iniesta em stop motion.

Categorias: Campeonatos / SeleçõesPágina inicial

Gabriel Godoy

Jornalista; frustrou-se na tentativa de ser um jogador profissional; peladeiro; apaixonado por futebol de campo, de rua, de botão, de vídeo-game...

Veja todos os posts de

Veja também:

  • OFICIAL É A PAIXÃO

    Baixe o escudo do Brasil e personalize a sua camisa! Aproveite a Copa. Curta a seleção, ela é de todos. Vibre com o futebol junto dos amigos, dos namorados e da família. Compartilhe fotos e seus momentos de alegria nessa Copa com a hashtag #OficialéaPaixão.

  • Mercado Europeu: um setor que move milhões

    Entre as várias Ligas europeias algumas são mais rentáveis do que outras. Países como Inglaterra, Alemanha e Espanha dominam o mercado realizando as maiores transações econômicas da história.

  • A seleção que ninguém mais vê

    Nenhuma dessas metamorfoses melancólicas pela qual o nosso futebol passa imprime mais pavor do que o tristíssimo e irrevogável abandono da Seleção Brasileira.

  • Top 5 Curiosidades das Copas: 1974, 78 e 82

    Atentado terrorista. Adidas com duas listras. Carrossel Holandês encanta o mundo. Craques dizem "não" a Copa. Gol 1000. Time amador entra para a história dos mundiais. Mais seleções! Redução de pena e conquista da taça. Top 5 Curiosidades das Copas!

  • NOVO CALENDÁRIO DO FUTEBOL BRASILEIRO

    Relacionar o patrocinador ao clube de uma forma inteligente e que faça sentido para o torcedor possibilitará a manutenção desse ecosistema, sustentado por um calendário que se preocupe com a sua principal força de trabalho.

  • A Chave da Morte na Copa da Rússia

    As oitavas vão começar! No mata-mata o negócio é diferente, fica muito mais emocionante, ainda mais com a novidade dessa Copa: a "Chave da Morte"!