Os escudos e uniformes dos clubes argentinos

Você sabia?

• A camisa vermelha do Argentinos Juniors foi adotada pelo fato de os fundadores serem simpatizantes do Partido Socialista Argentino.

Escudo atual do Boca Juniors

Escudo de 2013 do Boca Juniors

• As cores do Boca Juniors foram decididas ao acaso. O clube chegou a atuar com uniformes rosa, alvinegro e todo celeste. Em 1907, o presidente Juan Brichetto propôs que as cores do Boca seriam as mesmas do primeiro navio que atracasse no porto de Buenos Aires. A embarcação foi sueca! As 50 estrelas no escudo representam os títulos conquistados pelo clube.

• Tomás Shendden foi um dos líderes que fundaram o Estudiantes. A camisa listrada verticalmente em vermelho e branco é uma homenagem ao uniforme da English High School, onde Tomás Shendden e outros fundadores estudavam. As estrelas nos escudos simbolizam os títulos conquistados na era profissional do futebol argentino – pós-1931.

• Até 1907, a camisa do Independiente era azul. Foi quando o presidente Aristides Langone se encantou com as camisas vermelhas do Nottingham Forest FC, da Inglaterra e por isso adotou a cor na camisa titular do “Rei de Copas”.

• Fundado em 1903, o Racing chegou a utilizar camisa branca, uma outra azul e ainda uma com dois quadrados azuis e dois quadrados rosas. Em 1910, para comemorar o centenário da Revolução de Maio – movimento decisivo para a independência da Argentina – o clube usou uniforme listrado azul e branco, uma homenagem à bandeira nacional. Como o time foi bem naquele ano, as cores e as listras foram adotadas de forma definitiva.

river_kit

Uniforme do River Plate de 1941

• A camisa do River Plate era pra ser toda branca. Mas em um carnaval de Buenos Aires, algumas crianças pegaram uma fita de seda vermelha para enfeitar a camisa do clube recém-fundado. A brincadeira de criança ficaria eternizada em uma das camisas mais respeitadas e tradicionais do mundo.

• O uniforme do Vélez Sarsfield não era para ter estampado um “V” no peito em azul. Acaso ou força do destino, um comerciante de Buenos Aires ofereceu o peculiar uniforme a um preço baixo. Isso porque, ele já havia fabricado os kits para uma equipe de rugby que nunca foi buscá-los. A identificação com o “V” é tão grande que está também no escudo do clube.

Gostou? Fique ligado. Na próxima quarta-feira, vamos trazer as curiosidades dos uniformes e escudos de clubes do Chile, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai.

Categorias: Clubes / Futebol e DesignPágina inicial

Gabriel Godoy

Jornalista; frustrou-se na tentativa de ser um jogador profissional; peladeiro; apaixonado por futebol de campo, de rua, de botão, de vídeo-game...

Veja todos os posts de

Veja também: