Novo Escudo Oficial da Aparecidense em Comemoração ao Título Brasileiro da Série D 2021
A Associação Atlética Aparecidense divulgou essa semana o seu novo escudo e monograma oficiais, em comemoração ao Título Brasileiro da Série D, conquistado em 2021. O projeto foi desenvolvido pelo Futbox em parceria com o Clube. Foi a primeira vez na história do Campeonato Brasileiro que um clube fora da capital do estado de Goiás realizou um feito desse tamanho.
Fundada em 22 de outubro de 1985, a Aparecidense profissionalizou-se em 1992, quando disputou pela primeira vez um torneio profissional de futebol: a Série B do Campeonato Goiano. De lá para cá foram muitos desafios para o Camaleão (mascote do Clube e como também é conhecida) até culminar no título brasileiro do ano passado. Elvis Mendes, Presidente da Aparecidense, falou sobre a importância do título:
“O nosso tão sonhado acesso à Série C e a conquista do Título Brasileiro da Série D foram momentos históricos para o Clube, para a Cidade de Aparecida de Goiânia e para todo o estado de Goiás. Agradecemos ao nosso querido Prefeito, Gustavo Mendanha, que sempre nos apoiou. Buscamos melhorias sempre, tanto na estrutura como no futebol, e a partir de agora, na parte visual do Clube envolvendo a modernização da sua marca. Por isso, em parceria com o Futbox, lançamos o novo escudo e o monograma oficial da Aparecidense, acompanhando a modernidade e não perdendo sua identidade tradicional. O nosso objetivo é celebrar esse grande momento com você, torcedor.”
Processo Criativo
A revitalização visual do escudo, ou redesign, foi assinada por Adriano Ávila, fundador e CEO do Futbox – Centro de Pesquisa Gráfica sobre Futebol, que desenvolveu a Metodologia dos 3Ts – Tradição, Torcida e Troféus, aplicada em mais esse projeto. Comenta:
“O projeto contemplou dois cenários simultâneos: o redesign do antigo escudo e a criação do monograma do Clube, equilibrando dois pontos fundamentais no futebol: tradição e inovação. A revitalização visual foi conservadora preservando o formato circular e eliminando algumas informações que se encontravam em conflito dentro do escudo.
Em paralelo, criamos um novo símbolo para a nova composição do escudo: o monograma oficial, isto é, o entrelaçamento dos três “As” referentes às iniciais do nome do Clube, atingindo dessa forma, dois objetivos estratégicos: aumentar as receitas da Aparecidense por meio da sua identidade visual, uma vez que todos os produtos, serviços, benefícios e ativos, físicos e digitais, possuem agora seus catálogos diversificados com a introdução do novo monograma e a aproximação do Clube com os hábitos e comportamentos dos novos torcedores do Século XXI: jovens e crianças, setor principal de crescimento de uma torcida, acostumados a se relacionar com os seus clubes por meio dos ambientes digitais como as redes sociais e transmissões via streaming.”
Abaixo alguns slides que constaram na apresentação do projeto, mostrando o processo criativo e a estrutura gráfica presente no escudo revitalizado, além da expansão proporcionada em sua nova identidade visual, agora com o monograma:
A nova Marca da Aparecidense entra para o Portifólio do Futbox, responsável também pelos novos escudos do América-MG e do Atlético Goianiense, pela criação das marcas próprias de material esportivo: Sparta e V43, além da criação da Turma do Coelhão e dos enxovais de 2019 a 2021 do clube mineiro, e da cocriação junto à Tommer, dos novos uniformes do Atlético Goianiense em 2020/21.
A estreia do novo escudo acontecerá no Campeonato Goiano de 2022, no jogo contra o Vila Nova, onde a Aparecidense apresentará também o seu novo uniforme, confeccionado pela Tolledo Sports. O título brasileiro da Aparecidense colocou em evidência não só o Clube, mas toda a cidade de Aparecida de Goiância. Na avaliação do Prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, formado também em Educação Física, a atuação da Aparecidense divulgou a maior cidade do interior do Centro-Oeste nos cenários nacional e internacional:
“O então Prefeito Maguito Vilela, como o João Rodrigues Cocá, que infelizmente foram vítimas da Covid, iniciaram essa trajetória de sucesso da Aparecidense em 2009. Sempre busquei apoiar o Clube como torcedor e continuo agora, como prefeito. O futebol contribui para construção da identidade cultural do nosso povo, além de divulgar positivamente a cidade de Aparecida em todo o Brasil e mundo afora”.
Agora é torcer pelo Clube no Estadual e, principalmente, no Brasileirão da Série C e torcer por mais uma boa campanha do Camaleão, “onde o Azul, Branco e Dourado estriverem!”
Repercussão na imprensa
– O Hoje
Sobre a Metodologia dos 3Ts
Mais dois projetos estão em desenvolvimento pelo Futbox nesse exato momento e serão apresentados em breve ao mercado do futebol. Todos são pautados pela Metodologia dos 3Ts: Tradição, Torcida e Troféus, desenvolvida por Adriano:
“O Futbox trabalha em parceria com o marketing dos clubes e com as empresas que possuem ativação no futebol. Isso nos possibilita uma atuação estratégica no desenvolvimento das soluções, pois elas precisam, antes de tudo, fazer sentido para o torcedor. A Metodologia dos 3Ts sintetiza os elementos estruturais presentes no universo do futebol: Tradição, Torcida e Troféus, onde utiliza a identidade visual dos clubes como ferramenta de geracão de valor e receita para essas instituições.”
Podcast:
Clique na imagem abaixo e confira o bate-papo na íntegra no Bora Pra Resenha Podcast onde falamos sobre a revitalização das marcas dos clubes de futebol, seleção brasileira, calendário, VAR, regras atualizadas, as novas demarcações do campo e muitas outras curiosidades sobre a história do futebol:
FUTBOX – Centro de Pesquisa Gráfica Sobre Futebol:
Projetos desenvolvidos para clubes de futebol, marcas esportivas, empresas e festivais de cinema
Artigos sobre futebol e esporte a partir do equilíbrio entre tradição e inovação
Veja também:
Guia do Mundo Árabe FC: Os significados dos nomes de 250 clubes de 23 países
Política FC: Futebol, Cinema e História
Para mulheres, jogar futebol já foi caso de polícia durante a ditadura
Honduras contra El Salvador: A partida de futebol que iniciou uma guerra
Mundialito: a Copa que a Fifa escondeu
Fatos Históricos e Reconhecimentos
A história do Campeonato Brasileiro
Campeonato Brasileiro: nomenclatura e significado histórico
Metodologia dos 3Ts: Tradição, Torcida e Troféus
10 Novas Regras para o Futebol
As Novas Demarcações do Campo de Futebol
O Novo Calendário do Futebol Brasileiro
Categorias: Clubes / Futebol e DesignPágina inicial