Tempo de ajustes

No dia 12 de junho, o Campeonato Brasileiro foi paralisado para a disputa da Copa das Confederações. Quase um mês depois, volta à cena nesse final de semana. A intertemporada foi movimentada, com jogadores recuperados, lesionados, negociados, campeões.

O Grêmio, confesso que não entendi, demitiu Luxemburgo e anunciou Renato Gaúcho a uma semana do reinício do Brasileirão. O Atlético-MG, único representante do país na Libertadores, treinou duro na Cidade do Galo, mas perdeu Leonardo Silva por lesão e vai com a zaga reserva para os dois jogos das semifinais, já que Réver está suspenso.

Para não prolongar demais, eis um resumo de como os clubes do G-4 se prepararam e voltam para a sequência do Brasileirão.

Brasileirão 2013 é no FUTBOX.com

Brasileirão 2013 é no FUTBOX.com

Coritiba: Após vencer o Náutico por 1×0 no Couto Pereira, os jogadores folgaram por nove dias e seguiram para Foz do Iguaçu. Depois de uma semana, voltaram para Curitiba, onde fazem a preparação para o restante da temporada. Nesse período, jogaram dois amistosos: 1×0, contra o Taubaté e 2×2, contra o Figueirense. O zagueiro Pereira deixou o clube, assim como os laterais Eltinho e Patric. Rafinha pode sair. Em compensação, o lateral-esquerdo argentino Raul Ibérbia, do Estudiantes, foi contratado.

Vitória: os jogadores em recuperação de lesão e em fase de recondicionamento físico não tiveram folga. Após uma semana, os demais se reapresentaram ao técnico Caio Junior, que comandou a intertemporada no CT Manoel Pontes Tanajura. No último sábado, o clube venceu por 2×0 um amistoso contra o Sergipe, em Carmópolis, a 47km de Aracaju. O lateral-direito Marcos foi emprestado ao Ceará. Daniel Borges, do Botafogo-SP, pode chegar para seu lugar. Pela esquerda, João Paulo do Mogi Mirim, pode ser o novo reforço.

Botafogo: Jefferson e Lodeiro defenderam suas seleções na Copa das Confederações. Insatisfeitos com atrasos nos pagamentos dos salários, os demais jogadores se reuniram com a diretoria e foi cancelada a intertemporada em Pinheiral-RJ, que começaria no dia 18 de junho. Dessa maneira, a preparação foi em General Severiano e no Engenhão. Antes de voltar a campo pelo Brasileirão, o Botafogo joga hoje, em Volta Redonda, contra o Figueirense pela Copa do Brasil. Oswaldo Oliveira perdeu duas peças importantes para o restante da temporada: Fellype Gabriel e Andrezinho foram negociados para Emirados Árabes e China.

Fluminense: Pouco antes da paralisação, Wellington Nem se transferiu para o futebol da Ucrânia. Diego Cavalieri, Fred e Jean venceram a Copa das Confederações pelo Brasil. Além dos convocados por Felipão, alguns jogadores, entre eles Thiago Neves, ficaram no Brasil para tratar lesões e recuperar a forma física. O restante da delegação seguiu para Orlando, onde foram realizados três jogos-treino e um amistoso (vitória de 4×3 sobre o Orlando City). Além da parte técnica, o Fluminense aproveitou a estadia nos Estados Unidos para realizar a ação de marketing “Tricolor em Toda Terra”, com a presença de 50 torcedores vindo de todas as partes do país.

Análise: o Coritiba tem um bom time, mas com a possível venda de Rafinha, Alex pode ficar sobrecarregado. O elenco do Vitória é limitado e o clube deve brigar no meio da tabela. Se não contratar, o Botafogo parece que vai repetir a sina dos últimos anos. Começa bem, mas com a saída de jogadores, perde o fôlego na reta final. O Fluminense mais uma vez é um dos favoritos ao título. A boa fase de Fred, a base de 2012 e o comando de Abel Braga podem ser decisivos.

Categorias: Campeonatos / ClubesPágina inicial

Gabriel Godoy

Jornalista; frustrou-se na tentativa de ser um jogador profissional; peladeiro; apaixonado por futebol de campo, de rua, de botão, de vídeo-game...

Veja todos os posts de

Veja também: