Mercado da Bola

Janeiro de 2000. Como bom mineiro, fui passar minhas férias em Cabo Frio. Tinha 13 anos e minha maior preocupação era com o Mercado da Bola (e com os torneios de jacarezinho que o meu tio organizava). Quem o meu time contratou? Quem vai embora? E o meu arquirrival: se reforçou bem ou só está trazendo perna de pau?

8h da manhã e eu já estava de pé para mais um dia de praia. Protetor solar daqui, guarda-sol acolá. Também não podia esquecer as raquetes de frescobol para os intervalos dos torneios de jacarezinho. Se a turma animasse, a bola de futebol também estava debaixo dos braços.

10h da manhã e finalmente conseguíamos sair de casa. Antes de chegar a praia, um velho ritual: “Mãe, me dá um real?”. Não queria picolé. Muito menos refrigerante ou água de coco. Pegava o dinheiro e corria até a banca mais próxima para comprar um jornal de esportes.

O jornal não precisava trazer as notícias esmiuçadas dos clubes da minha cidade. Muito menos da minha cidade. Só queria abrir no “Vai e Vem”. Era por lá que eu me informava. Fulano foi pro Flamengo. Ciclano negocia com Corinthians e Palmeiras. Beltrano vai jogar na Europa.

Enquanto meu pai e meus tios tomavam uma cerveja debaixo da sombra, mãe, irmã, primas e tias se revezavam entre tomar sol e caminhar. E eu na minha cadeira devorando o Vai e Vem.

14 anos depois volto pra Cabo Frio. Não é mais preciso comprar o jornal para saber do Vai e Vem. O imediatismo das informações não me permite aguçar a curiosidade e esperar 24 horas pelas novidades do Mercado da Bola. Agora tem esse tal de 3G, 4G, 5G. Ê saudade daqueles tempos…

Categorias: OpiniãoPágina inicial

Gabriel Godoy

Jornalista; frustrou-se na tentativa de ser um jogador profissional; peladeiro; apaixonado por futebol de campo, de rua, de botão, de vídeo-game...

Veja todos os posts de

Veja também:

  • Futebol Para Todos

    "Rico vai ao estádio. Pobre assiste ao futebol na TV". Além de ser uma miopia social, essa afirmação é uma ingratidão gigantesca. #FutebolParaTodos

  • Més Que Un Club

    O termo ou mesmo, o conceito de “Clube”, tornou-se um paradoxo no Século XXI. O que parece ser preciosismo agora pode se tornar determinante para as escolhas dos fãs e torcedores num futuro próximo.

  • NOVO CALENDÁRIO DO FUTEBOL BRASILEIRO

    Relacionar o patrocinador ao clube de uma forma inteligente e que faça sentido para o torcedor possibilitará a manutenção desse ecossistema, sustentado por um calendário que se preocupe com a sua principal força de trabalho.

  • Golaço: Conheça a história do gol mais bonito marcado por Pelé. E que não foi filmado!

    No dia 2 de agosto de 1959 o Rei Pelé marcava aquele que seria considerado pelo próprio, como “o gol mais bonito de sua carreira”, na vitória do Peixe por 4 a 0, diante do Juventus-SP, na famosa Rua Javari.

  • Textos antigos de uma velha Copa

    Muitas vezes nos deparamos com textos, fotos ou objetos antigos que estavam esquecidos em nossa memória, mas tiveram um papel importante em nossas vidas.

  • AS NOVAS DEMARCAÇÕES DO CAMPO DE FUTEBOL

    Mais gols, mais emoção e menos erros de arbitragem! Conheça as novas demarcações do campo de futebol. Comente e divulgue a sua opinião!