A Copa do Mundo é nossa

Está chegando a hora! O Dia dos Namorados nunca teve uma concorrência tão forte como em 2014. No dia 12 de junho, a bola começa a rolar para mais uma edição da Copa do Mundo. O Brasil vai parar! 64 anos depois, o país tem uma nova oportunidade de conquistar o Mundial em casa.

Que ruflem os tambores! Os ingressos para a Copa do Mundo 2014 já estão à venda!

Neymar é a principal esperança do Brasil na Copa de 2014

Neymar é a principal esperança do Brasil na Copa de 2014

 

Para você já entrar no clima da festa, contamos abaixo um breve histórico dos mundiais, de 1930 até 2010!

A Copa do Mundo

A Copa do Mundo é o evento esportivo com maior audiência no mundo. A edição de 2010, na África do Sul, foi transmitida para todos os países e continentes, inclusive para a Antártida e para o Círculo Polar Ártico. A audiência domiciliar da competição alcançou mais de 3,2 bilhões de pessoas, compreendendo 46,4% da população mundial, considerando os telespectadores que acompanharam pelo menos um minuto de cobertura. Isso representa um aumento de 8% no número de pessoas que assistiram à Copa do Mundo da Alemanha, em 2006, pela televisão. (Fonte: fifa.com)

Desde a sua fundação, a FIFA já insinuava para a possibilidade de organizar um torneio de futebol entre as seleções de futebol que não fosse as Olimpíadas. A ideia ganhou força na década de 20, após o fim da I Guerra Mundial. A proposta era realizar um torneio “aberto” em que pudessem competir seleções amadoras e profissionais, – o que confrontava com o ideal amadorista dos Jogos Olímpicos. Jules Rimet, presidente da entidade entre 1919 e 1945, foi um dos que mais lutaram para que esse sonho virasse realidade.

Durante um congresso em 1928, o Uruguai foi escolhido para ser a sede da primeira edição da Copa do Mundo FIFA – nome em alusão a FA Cup (Copa da Inglaterra), a mais antiga competição de futebol, com início em 1871. O torneio, que seria realizado de quatro em quatro anos, foi disputado por 13 seleções em 1930 e o país-sede ficou com o título ao vencer a Argentina por 4×2, na final. O campeão ficou com a posse provisória da “Taça Vitória das Asas de Ouro”, posteriormente, rebatizada como “Taça Jules Rimet”, em homenagem a um dos principais idealizadores da Copa do Mundo.

Graças ao sucesso do Mundial do Uruguai, a FIFA foi obrigada a realizar as Eliminatórias, já que o número de vagas era inferior ao número de seleções interessadas em participar dos próximos torneios. Até a Copa do Mundo de 2010, foram disputados 772 jogos em um total de 19 edições. O Brasil é o maior vencedor com cinco conquistas, seguido por Itália, com quatro e Alemanha, com três.

Em 1970, a seleção canarinha alcançou seu terceiro título mundial e por isso, ganhou o direito de ficar com a posse definitiva da Taça Jules Rimet, que acabaria sendo roubada.

Confira abaixo, um vídeo stop motion com o gol do título.

Atualmente, o campeão recebe de forma provisória a Taça FIFA, que ao contrário do primeiro troféu, não ficará em definitivo com nenhum país.

Categorias: SeleçõesPágina inicial

Gabriel Godoy

Jornalista; frustrou-se na tentativa de ser um jogador profissional; peladeiro; apaixonado por futebol de campo, de rua, de botão, de vídeo-game...

Veja todos os posts de

Veja também: