A seleção do Japão
Até 2013, a Seleção Japonesa de Futebol é a mais bem-sucedida seleção na Copa da Ásia, com quatro conquistas (1992 e 2000, contra Arábia Saudita; 2004, contra China e 2011, contra a Austrália). O título continental é mais uma prova da evolução do futebol no país após a profissionalização da Liga Nacional. Desde que a J-League foi criada em 1993, a seleção japonesa só não participou do Mundial de 1994. Sua estreia em Copas do Mundo foi em 1998, quatro anos antes de o Japão ser uma das sedes da competição e chegar às quartas-de-final, façanha repetida em 2010.
Nas Olimpíadas de Londres 2012, novamente a seleção japonesa mostrou que pode se tornar uma das potências do futebol, tendo chegado às semifinais. Seu melhor desempenho nos Jogos Olímpicos foi em 1968, quando ficou com a medalha de bronze, ao vencer o México.
Uma curiosidade que envolve a seleção japonesa é que ela é a única de fora do continente americano, a disputar uma Copa América. O Japão participou do torneio em 1999, no entanto, não passou da fase de grupos. Em 2011, a Conmebol voltou a convidá-lo, porém, devido aos terremotos e tsunami que assolaram o país naquele ano, bem como pela dificuldade de enviar os jogadores japoneses que atuam no futebol europeu, a participação se tornou inviável.
Muitas pessoas questionam o porquê de a seleção japonesa atuar com camisas azuis, se as cores da bandeira nacional são vermelho e branco. A escolha tem seus fundamentos. Na tradição local, o azul simboliza a juventude e é a cor oficial (homenagem ao Oceano Pacífico) da Associação de Futebol Japonesa – apesar de o amarelo, que representa o fair play, ser predominante em seus escudos. Dessa maneira, os japoneses buscam transmitir a mensagem do “propósito do fair play apoiado sobre o poder da juventude”. A superstição também pesou na escolha, já que em sua primeira importante competição mundial, quando conquistou o bronze olímpico, o time usou o uniforme azul. Contudo, vale destacar que no final dos anos 80 e início dos anos 90, o Japão chegou a atuar com camisas alvirrubras.
Texto: Gabriel Godoy.
Categorias: Campeonatos / SeleçõesPágina inicial