Há 8 anos acontecia uma partida histórica de futebol na Palestina: equipes de Gaza e Cisjordânia se encontravam após 15 anos do bloqueio imposto por Israel

Duas equipes palestinas foram autorizadas a cruzar o território israelense pela primeira vez em 15 anos.

Quando a equipe líder de futebol de Gaza entrou em campo para a final da Copa da Palestina, na Cisjordânia, os jogadores foram recebidos como heróis nacionais. A multidão vibrou quando a equipe mais jovem e menos experiente, o Ittihad Shuja’iiya, entrou no estádio de Hebron, no dia 6 de agosto de 2015, uma quinta-feira, para enfrentar a equipe da casa, o Al Ahly.

Era a primeira vez em uma década e meia que uma equipe da Cisjordânia cruzava o estado de Israel para jogar na Faixa de Gaza. Tambores batendo, buzinas tocando e os gritos de “Shuja’iiya” ecoavam pelas arquibancadas, envolvendo os torcedores das duas equipes.

O jogo da volta marcou também, primeira vez nesses 15 anos, que Israel permitisse que uma equipe de Gaza cruzasse o seu território para disputar uma partida de futebol na Cisjordânia.

A Copa da Palestina tradicionalmente colocava a melhor equipe de Gaza contra a melhor equipe da Cisjordânia, mas os dois lados não se encontraram no mesmo campo, desde que Israel impôs as restrições após a primeira intifada em 2001.

O vencedor da Copa da Palestina de 2015 representaria a Palestina na próxima Copa da Confederação Asiática de Futebol (AFC).

No entanto, chegar à final já havia sido uma grande vitória para Gaza, como afirmou Ibrahim Muajib Wadi, membro da equipe Shuja’iiya.

“Este jogo é uma grande vitória para Shuja’iiya e quebra o cerco. Toda Gaza é Shuja’iiya”, disse Muajib, segurando a bandeira verde do clube, cercado por montes de metal retorcido e cimento desmoronado no bairro de Shuja’iiya, onde ele passou todos os seus 27 anos de vida.

 

Shuja'iiya, Gaza. Foto: ABC

Shuja’iiya, Gaza. Foto: ABC

 

“Todos nós vivemos de debaixo dos escombros. Cada jogador conhece alguém que foi morto ou ferido, cada jogador teve sua casa destruída.” Completou.

 

Shuja'iiya, Gaza. Foto: ABC

Shuja’iiya, Gaza. Foto: ABC

 

Shuja'iiya, Gaza. Foto: ABC

Shuja’iiya, Gaza. Foto: ABC

 

A ONU divulgou uma estimativa que 18.000 estruturas de habitação haviam sido destruídas na guerra do verão passado (2014), deixando 108.000 palestinos desabrigados em Gaza. A maior parte do bairro oriental de Shuja’iiya tinha sido reduzida a escombros na guerra.

Um ano depois, pouca coisa havia mudado. A família de Wadi, no entanto, teve sorte. A apenas a um quarteirão da destruição mais intensa, a fundação da casa ainda está de pé e a família, aos poucos, ia reconstruindo-a.

 

A partida histórica

 

Faltando três semanas para o jogo histórico entre os clubes palestinos, os irmãos de Wadi estavam hospedados em um hotel com o restante do Ittihad Shuja’iiya. Seria a maior partida da equipe, desde o primeiro dia em que todos eles vestiram a camisa do clube. Ibrahim Wadi também fazia parte do elenco, embora não tenha entrado em campo por quase dois anos devido a uma lesão.

A torcida da casa assistiu ao primeiro jogo no Estádio Al Yarmouk, em Gaza. A partida terminou empatada com o placar final não saindo do 0x0, o que significava que o Shuja’iiya teria que vencer fora de casa, na Cisjordânia, para conquistar a troféu da Copa.

 

Torcida Palestina no Estádio Al Yarmouk, Gaza

Torcida Palestina no Estádio Al Yarmouk, Gaza

 

Crianças e Jovens Palestinos no Estádio Al Yarmouk, Gaza

Crianças e Jovens Palestinos no Estádio Al Yarmouk, Gaza

 

O jogo da volta

 

No início de 2015, Israel havia permitido uma maior liberdade de movimentação para atletas palestinos, depois que a Palestina tentou, em maio, impedir que Israel fosse banido da FIFA. Apesar desse acordo, a viagem de 39 milhas (63 km) da equipe de Gaza para a Cisjordânia, não foi nada tranquila.

O segundo jogo foi adiado porque sete membros da equipe Shuja’iiya foram impedidos de entrar em Israel, de acordo com o clube. Quatro dias depois, autoridades da segurança israelense permitiram a passagem de 38 membros da equipe pelo Cruzamento de Erês, que liga a Faixa de Gaza à Israel, após interrogar quatro jogadores por três horas.

 

Mapa dos Estados de Israel e Palestina

Mapa dos Estados de Israel e Palestina

 

Após passar por Erês, a equipe seguiu para Jerusalém, onde rezou na Mesquita de Al-Aqsa, antes de passar por um posto de controle israelense uma à Cisjordânia.

O clube afirmou, inclusive, que o nome de Ibrahim Wadi não tinha sido aprovado para cruzar a fronteira e com isso, tiveram que deixá-lo para trás. Wadi, que ainda está lesionado e não pode jogar, disse que não recebeu nenhuma explicação sobre os motivos de não ter sido autorizado a viajar com a equipe.

A COGAT – Israeli Coordination of Government Activities in the Territories (Coordenação de Atividades do Governo de Israel nos Territórios), não fez comentários quando perguntada especificamente sobre o caso de Wadi, limitando-se a informar à ABC News que 38 membros da equipe haviam recebido permissão para atravessar.

Quando a partida finalmente aconteceu, numa quinta-feira, o atraso só serviu para intensificar o senso de unidade nas arquibancadas, envolvendo torcedores das duas equipes que disputavam o título da Copa da Palestina.

“Não importa quem ganhe, esta é a nossa noite. Esta é a noite de Gaza. Esta é a noite da Palestina”, gritou Muhammad, um cidadão de Hebron, de 19 anos, com o rosto pressionado contra uma cerca de metal na primeira fila das arquibancadas.

 

Wadi e sua família assistem pela TV de Gaza ao jogo da volta, na Cisjordânia

Wadi e sua família assistem pela TV de Gaza ao jogo da volta, na Cisjordânia

 

Jogo da volta, na Cisjordânia, pela final da Copa da Palestina

Jogo da volta, na Cisjordânia, pela final da Copa da Palestina

 

Apesar do apoio da torcida presente no estádio, a equipe mais experiente de Hebron venceu o Shuja’iiya por 2×1, conquistando a Copa da Palestina.

 

Hebron, campeão da Copa da Palestina de 2015

Hebron, campeão da Copa da Palestina de 2015

 

Enquanto o técnico da equipe Shuja’iiya caía de joelhos em lágrimas no campo, a multidão aplaudia efusivamente Houssam, irmão de Wadi e capitão da equipe, no momento em que recebeu o troféu de segundo lugar.

“No final das contas, a único vencedor é a Palestina”, disse Wadi que assistia ao jogo pela TV, em Gaza.

 

Criança torcedora na partida final da Copa da Palestina. Foto: ABC

Criança torcedora na partida final da Copa da Palestina. Foto: ABC

 

 

• Matéria publicada originalmente pela ABC:

 

 

 

 

• Assista ao video produzido pela jornalista Molli Hunter:

 

 

• A história ilustrada do futebol árabe e de toda a Região do MENA (Norte da África e Oriente Medio), envolvendo clubes, seleções e troféus, no Portal do Futbox.

 

Veja também:

 

A naturalização daquilo que não faz parte

Conheça a história da Aida Celtic: academia de futebol localizada no campo de refugiados em Belém, cidade palestina na Cisjordânia

Guia do Mundo Árabe FC: Os significados dos nomes de 250 clubes de 23 países

VAR: a inovação não está na tecnologia, mas sim, no comportamento

Paradoxo Contemporâneo 

Política FC: Futebol, Cinema e História 

Para mulheres, jogar futebol já foi caso de polícia durante a ditadura

Honduras contra El Salvador: A partida de futebol que iniciou uma guerra

Fatos Históricos e Reconhecimentos

A história do Campeonato Brasileiro

Campeonato Brasileiro: nomenclatura e significado histórico

Metodologia dos 3Ts: Tradição, Torcida e Troféus

10 Novas Regras para o Futebol

As Novas Demarcações do Campo de Futebol

O Novo Calendário do Futebol Brasileiro

 

FUTBOX – Centro de Pesquisa Gráfica Sobre Futebol:

 

Projetos desenvolvidos para clubes de futebol, marcas esportivas, empresas e festivais de cinema

Canais e Redes Sociais

Artigos sobre futebol e esporte a partir do equilíbrio entre tradição e inovação

Categorias: Clubes / Fora das 4 linhas / FutebolPágina inicial

Adriano Ávila

A prova inquestionável que existe vida inteligente fora da Terra é que eles nunca tentaram contato com a gente.

Veja todos os posts de

Veja também: