Fatos Históricos e Reconhecimentos

No último dia 25 de março, a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) reconheceu os títulos conquistados por La Coruña e Levante, em 1912 e 1937, respectivamente. Mais detalhes aqui. Ambos já se encontravam registrados e disponibilizados no Portal do FUTBOX, com os devidos troféus ilustrados, há pelo ou menos 3 anos, pois suas relevâncias históricas já haviam sido confirmadas bem antes do comunicado oficial da RFEF.

 

Mas, como isso é possível, sem o reconhecimento das Entidades?

 

A história do futebol não depende delas. Entretanto, essas entidades são fundamentais para a organização e o desenvolvimento do futebol em seus países, continentes e pelo mundo.

O que precisamos entender é que os fatos históricos são mais importantes do que as decisões em tribunais ou reconhecimentos “oficiais”, que podem ou não, acontecer por questões históricas, políticas ou econômicas, onde a primeira é o que realmente importa.

 

Conselho de administração da RFEF em assembleia para reconhecimento de dois títulos.

Conselho de administração da RFEF em assembleia para reconhecimento de dois títulos.

 

Obviamente, um reconhecimento oficial é muito estratégico para qualquer clube, pois seria mais uma ferramenta de gestão da marca, aproximando a torcida da instituição, promovendo novas possibilidades comerciais e até mesmo, acelerando o crescimento da sua torcida. A Metodologia dos 3Ts: Tradição, Torcida e Troféus, criada pelo Futbox, se baseia também nessa relação para o desenvolvimento de todos os seus projetos.

 

Como validar uma competição ou título de um clube de futebol sem o reconhecimento de uma Liga, Federação ou Confederação?

 

Fatos históricos não mudam com o tempo, decisões em tribunais, sim, dependendo dos interesses de cada gestão. Quando resgatamos um periodo histórico é fundamental que o analisemos com a cabeça da época, como era a relação da competição com os clubes, torcedores, midia, imprensa e sociedade em geral naquela ocasião. Qual era o propósito da competição quando foi criada e, principalmente, disputada dentro de campo.

E mais: quais eram os critérios de participação, abrangência, qualificação ou não, para outras competições, se haviam outras equivalentes durante aquele periodo de disputa, a infraestrutura do país (locomoção, estradas, rios, aeroportos e viagens), a noção de cidadania (país/nação) que existia, etc. Não devemos avaliar ou comparar um periodo ou competição, por exemplo, com julgamentos ou conhecimentos adquiridos a partir do nosso presente. Lembrando sempre que: opinião é diferente de argumento.

 

Concurso España no Futbox.com

Concurso España no Futbox.com

 

Copa de España Libre no Futbox.com

Copa de España Libre no Futbox.com

 

Resgatar o passado significa assegurar o nosso presente para as gerações futuras

 

Um exemplo significativo e repleto de polêmicas, em sua maioria pelo desconhecimento dos fatos históricos, é a edição mais famosa do Campeonato Brasileiro até hoje: 1987.

 

A história do Campeonato Brasileiro

A história do Campeonato Brasileiro

 

Neste link, o artigo sobre “A História do Campeonato Brasileiro de Futebol”, onde, pela primeira vez, foram contabilizadas as duas competições daquele ano: Copa União (Torneio João Havelange – Módulo Verde) e Copa Brasil (Torneio Roberto Gomes Pedrosa – Módulo Amarelo).

“Acompanhando a cronologia dos acontecimentos e estudando a fundo todos os cenários esportivo, cultural, midiático e jurídico em torno de 1987, percebemos que, o que estava em jogo, era o cumprimento das leis, a habilidade dos advogados, os interesses políticos e não, o resgate do que, de fato, aconteceu em 1987 e de como as duas competições impactaram e mobilizaram o Brasil inteiro em relevância e significado.

O cumprimento das leis é importante e necessário em qualquer sociedade democrática, mas não é determinante para eliminar os fatos. Juridicamente e legitimamente são duas coisas distintas que podem ou não ser a mesma coisa. Cabe ao historiador, pesquisador ou jornalista, entender essas nuances.”

O artigo contempla também um estudo abrangente sobre a unificação dos títulos brasileiros e disponibiliza no final, uma série de documentários e videos sobre os temas abordados.

 

A história ilustrada do futebol espanhol

 

No dia 26 de abril de 2013 o Futbox.com entrou no ar, trilíngue e com acesso gratuito para todos e ainda, com vários canais de relacionamento com torcedores, centros de pesquisas, jornalistas, historiadores, clubes, federações, marcas, etc, disponibilizando links de colaboração, inclusive, para o envio de documentos e imagens referentes à campeonatos, clubes, jogadores, troféus, uniformes, além de reportar eventuais conteúdos que precisassem ser revisados.

Nos dois casos citados no início desse artigo, referentes aos “novos” títulos dos clubes espanhois, podemos conferir todos os detalhes dessas e de outras competições do país, atuais e extintas, nos links “Campeonatos” e “Galeria de Troféus”, além de outras possibilidades ao navegar pelo Futbox. É só clicar nas ilustrações quando estiver no Portal.

 

Futbox – Campeoantos (ESP): link

Futbox.com > Campeonatos > Clubes > Nacionais > UEFA > Espanha

Futbox.com > Campeonatos > Clubes > Nacionais > UEFA > Espanha

 

Futbox – Galeria de Troféus (ESP): link

Futbox.com > Galeria de Troféus > Clubes > Nacionais > UEFA > Espanha

Futbox.com > Galeria de Troféus > Clubes > Nacionais > UEFA > Espanha

 

Além da seção “Derbies”, onde podemos comparar clubes e seleções dos 5 continentes, e visualizar os principais troféus conquistados em suas histórias. No exemplo abaixo, LaCoruña vs Levante.

 

Futbox – Derbies: link

Futbox.com > Derbies

Futbox.com > Derbies

 

Ao clicar nos troféus ou nos símbolos dos clubes (escudo, estandarte, bandeira ou jogador), somos direcionados para a página respectiva da competição ou do clube.

 

 

Podcast:

 

Clique na imagem abaixo e confira o bate-papo na íntegra no Bora Pra Resenha Podcast onde falamos sobre a revitalização das marcas dos clubes de futebol, seleção brasileira, calendário, VAR, regras atualizadas, as novas demarcações do campo e muitas outras curiosidades sobre a história do futebol:

Futbox no Bora Pra Resenha

Futbox no Bora Pra Resenha

 

 

Veja também:

 

Há 8 anos acontecia uma partida histórica de futebol na Palestina: equipes de Gaza e Cisjordânia se encontravam após 15 anos do bloqueio imposto por Israel

Guia do Mundo Árabe FC: Os significados dos nomes de 250 clubes de 23 países

Política FC: Futebol, Cinema e História 

Para mulheres, jogar futebol já foi caso de polícia durante a ditadura

Honduras contra El Salvador: A partida de futebol que iniciou uma guerra

Mundialito: a Copa que a Fifa escondeu

Fatos Históricos e Reconhecimentos

A história do Campeonato Brasileiro

Campeonato Brasileiro: nomenclatura e significado histórico

Metodologia dos 3Ts: Tradição, Torcida e Troféus

10 Novas Regras para o Futebol

As Novas Demarcações do Campo de Futebol

O Novo Calendário do Futebol Brasileiro

 

FUTBOX – Centro de Pesquisa Gráfica Sobre Futebol:

 

Projetos desenvolvidos para clubes de futebol, marcas esportivas, empresas e festivais de cinema

Canais e Redes Sociais

Artigos sobre futebol e esporte a partir do equilíbrio entre tradição e inovação

 

 

Categorias: FutebolPágina inicial

Adriano Ávila

A prova inquestionável que existe vida inteligente fora da Terra é que eles nunca tentaram contato com a gente.

Veja todos os posts de

Veja também: