A relação do torcedor com a seleção brasileira e as Copas do Mundo

Foi feita a seguinte pergunta, agora há pouco, em um grupo de zap que participo: “Quando aconteceu essa mudança na relação que temos com a seleção brasileira e com as Copas do Mundo?”

 

Um resgate de fatos talvez seja a melhor resposta

 

Não existe um momento específico, é uma somatória de fatores. Porém, existem datas emblemáticas para essa mudança na relação do torcedor com a seleção brasileira e com as Copas do Mundo.

A eleição de João Havelange para presidente da Fifa em 1974, sem dúvida, é um referencial. Mudou tudo em relação ao significado e gerenciamento do principal evento da entidade.

1990 foi a última Copa, como Jules Rimet a concebeu. A partir de 1994, o formato de transmissão do torneio alterou muito conceitualmente. A adoção do espetáculo no lugar do jogo promoveu evoluções para o bem e para o mal.

No caso do Brasil, 2013 iniciou ou reviveu a polarização exagerada na política e desde então, muitas pessoas possuem a sensação ruim ao usar o verde amarelo, deixando de usá-lo, inclusive. Importante frisar que isso é um fenômeno só no caso dos adultos, crianças e a maioria dos adolescentes estão na “pilha” para a Copa. E não devemos tirar isso deles, pois é a primeira vez para muitos.

2022 no Catar será a 4ª sede polêmica das Copas: 1934: Itália1978: Argentina e 1980: Mundialito (torneio em comemoração aos 50 anos das Copas do Mundo, realizado no Uruguai), eram ditaduras. Indico este artigo no Blog do Futbox sobre o Mundialito, onde apresentamos alguns motivos para a Fifa ter “escondido” essa competição dos seus registros.

história ilustrada das Copas no Portal Futbox.

 

Foto de capa: divulgação.

 

Podcast:

 

Clique na imagem abaixo e confira o bate-papo na íntegra no Bora Pra Resenha Podcast onde falamos sobre a revitalização das marcas dos clubes de futebol, seleção brasileira, calendário, VAR, regras atualizadas, as novas demarcações do campo e muitas outras curiosidades sobre a história do futebol:

Futbox no Bora Pra Resenha

Futbox no Bora Pra Resenha

 

Veja também:

 

Há 8 anos acontecia uma partida histórica de futebol na Palestina: equipes de Gaza e Cisjordânia se encontravam após 15 anos do bloqueio imposto por Israel

Guia do Mundo Árabe FC: Os significados dos nomes de 250 clubes de 23 países

Política FC: Futebol, Cinema e História 

Para mulheres, jogar futebol já foi caso de polícia durante a ditadura

Honduras contra El Salvador: A partida de futebol que iniciou uma guerra

Mundialito: a Copa que a Fifa escondeu

Fatos Históricos e Reconhecimentos

A história do Campeonato Brasileiro

Campeonato Brasileiro: nomenclatura e significado histórico

Metodologia dos 3Ts: Tradição, Torcida e Troféus

10 Novas Regras para o Futebol

As Novas Demarcações do Campo de Futebol

O Novo Calendário do Futebol Brasileiro

 

 

Categorias: Fora das 4 linhasPágina inicial

Adriano Ávila

A prova inquestionável que existe vida inteligente fora da Terra é que eles nunca tentaram contato com a gente.

Veja todos os posts de

Veja também: