Lily Parr: Fotos inéditas mostram as primeiras estrelas do futebol feminino
Fotos inéditas das primeiras estrelas do futebol feminino, expostas depois de serem encontradas em uma mala antiga, no sótão de um parente de uma das jogadoras. As imagens capturam a vida da equipe Dick, Kerr Ladies e de sua superstar Lily Parr, enquanto a equipe desfrutava o auge do sucesso nos anos 1930.
O acervo de imagens era de propriedade de Lizzy Ashcroft, que jogou ao lado de Parr, no clube Preston, e foram encontradas pelo seu neto, escondidas na casa de um parente.
As fotos foram exibidas como peças centrais da exposição dedicada a Parr, no National Football Museum (Museu Nacional do Futebol), em Manchester.
Nascida em St Helens, Merseyside, em 1905, Parr marcou quase 1.000 gols em uma carreira de três décadas, quando dsiputou os primeiros jogos internacionais femininos do mundo. Um porta-voz do Museu disse que: “As imagens mostram as primeiras superestrelas do futebol feminino no seu auge e fama”.

Parr foi mostrada segurando a bola em um cartão postal celebrando as conquistas do clube de Preston.
“Elas estavam jogando na frente de grandes multidões ao redor do mundo”.
“As meninas são retratadas passeando em parques, fazendo passeios de bicicleta e convivendo com outras jogadoras de futebol da Europa”, disse o porta-voz do Museu.

As imagens eram de propriedade de Lizzy Ashcroft (esquerda, superior) e mostram a estrela francesa Carmen Pomies (direita, centro) entre outras.
Entre as retratadas estava Carmen Pomies, uma jogadora de futebol francesa que também competiu no lançamento de dardo nos primeiros Jogos Mundiais Femininos. Ela se destacou na natação, tênis e hóquei e serviu com a Resistência Francesa na Segunda Guerra Mundial.
Carmen construiu amizades duradouras com as jogadoras das Dick, Kerr Ladies, enquanto fazia turnê na Inglaterra, em 1920 e acabou se juntando ao clube.
• Lily Parr – a pioneira que atraía multidões
• O jogo do Dia de Boxe que mudou o futebol feminino
• Estátua de estrela do futebol feminino é inaugurada
A exposição, que celebra as pioneiras do futebol feminino, apresenta também a medalha da jogadora Lilian Bridgett, do Stoke FC, recebida na primeira e única final da FA Cup Feminina, em 1922.
Após o jogo, a FA (masculina) determinou que o futebol feminino seria proibido nos estádios da Liga Inglesa. Essa proibição foi suspensa somente em 1971, quase 50 anos depois.

Ata da reunião que proibiu o futebol feminino nos jogos da Liga e a rara medalha de campeã da FA Cup Feminina
Belinda Scarlett, curadora de futebol feminino no Museu, disse que, “além de marcar a habilidade delas no futebol, a exposição conta sobre a desafiante atitude das meninas em jogar o jogo que amavam, enquanto as autoridades tentavam proibi-las”.
E mais: “Lily é uma das figuras mais importantes do futebol mundial, mas está longe de ser um nome conhecido”.
“Esperamos equilibrar isso com uma atenção renovada às mulheres que desafiaram a proibição e inspiraram futuras gerações de meninas a jogar futebol”, concluiu Belinda.
A exposição está em exibição permanente no Museu Nacional do Futebol, em Manchester.
Foto de capa: BBC (mostra as Dick, Kerr Ladies com jogadoras dos principais times da Bélgica e França)
Matéria original em inglês:
.
FUTBOX – Centro de Pesquisa Gráfica Sobre Futebol
• Canais: link
• Projetos desenvolvidos para clubes de futebol, marcas esportivas, empresas e festivais de cinema: link
Categorias: FutebolPágina inicial