A Turma do Coelhão chegou! Conheça todo o processo criativo da nova tirinha do América

Criação

 

Quando recebi o convite do América Futebol Clube para participar do projeto “A Turma do Coelhão” a primeira coisa que me veio à mente foi Calvin e Haroldo (Bill Watterson), uma das referências durante o processo criativo. Descobri esse quadrinho já velho para os padrões, mas o impacto em mim foi enorme. Outras duas referências foram a “Turma da Mônica” (Mauricio de Sousa) e “Uma Família da Pesada” (Seth MacFarlane).

Calvin e Haroldo, Turma da Mônica e Uma Família da Pesada

Calvin e Haroldo, Turma da Mônica e Uma Família da Pesada

 

As três referências são clássicos dos quadrinhos e apresentam situações bem distintas e lúdicas, mesclando um humor irreverente com a pureza nas relações entre as personagens, fundamentais para o projeto, uma vez que precisávamos conquistar o interesse de crianças e adultos.

A criação desse universo foi a partir da percepção de como as crianças se relacionam entre si e com o ambiente que as cerca, agora, num mundo extremamente tecnológico e conectado, o que possibilitou chegarmos às personagens iniciais, três crianças (dois humanos) bem divertidas, contemporâneas e apaixonadas pelo América.

 

Desenvolvimento das personalidades e ilustrações

 

O processo para criação das personagens foi cuidadoso e procurou transportar para as ilustrações (traço do desenho) toda a cumplicidade dessa turma em poses e cenas bem engraçadas e que pudessem transmitir, de maneira rápida e objetiva, o comportamento e personalidade de cada uma.

Coelhão: mascote do clube desde 1944 (criação do cartunista Fernando Pierucetti, “Mangabeira”) agora tem aproximadamente 10 anos, mas poderia ter 76 ou mesmo 108, se contabilizássemos o ano de fundação do clube, 1912. Ele conduz as histórias com humor e sabedoria, é um ser de fantasia, um coelho que fala e tem muitas memórias que serão contadas durante os episódios.

Coelhão: mentor de todo o universo das tirinhas!

Coelhão: mentor de todo o universo das tirinhas!

 

Bia é uma menina alegre, com muita atitude, antenada no que acontece no mundo, companheira e craque de bola! É a melhor do bairro, da escola, de onde for jogar. Sabe tudo sobre o América!

 

Bia: protagonista e craque de bola!

Bia: protagonista e craque de bola!

 

Fechando essa trinca temos o Takinho, um garotinho que adora videogame, de família tradicionalmente americana, apaixonado pela Bia, mas não pode revelar isso para ninguém! Faz o tipo “durão”. Mal-humorado e com um coração do tamanho do mundo.

 

Takinho: mal-humorado e rabugento, mas você vai se apaixonar!

Takinho: mal-humorado e rabugento, mas você vai se apaixonar!

 

Interação entre as tres personagens. Equilíbrio entre humor e “zuação” e a paixão pelo América nas tirinhas A Turma do Coelhão!

A Turma do Coelhão!

A Turma do Coelhão!

 

Essa turma sintetiza todo esse cenário e apresentam ainda personalidades marcantes, promovendo a amizade e o companheirismo por meio de brincadeiras, provocações e aprendizados. Tudo aquilo que nos ajudam a formar amizades importantes pela vida.

Serão duas temporadas inicialmente, cada uma com 13 episódios, no formato de tirinhas de jornais, numa linguagem leve e bem humorada, onde o mentor da turma será o Coelhão, tendo a Bia, uma menina craque de bola, como personagem central e Takinho, um garotinho mal-humorado que todos irão amar!

 

A Turma do Coelhão! Diversão garantida

A Turma do Coelhão! Diversão garantida

 

A Turma do Coelhão representa o imaginário de fantasia das crianças, retratado em aventuras semanais, onde a paixão pelo América será o fator de união dessa turma toda. Aliás, a turma vai crescer ainda mais, pois muitas surpresas estão por vir!

 

Branding

 

Uma vez concebido esse universo, “A Turma do Coelhão” precisava sintetizar graficamente tudo isso em sua marca. A partir daí desenvolvemos um logo bem divertido, com uma tipologia no estilo cartoon, que pudéssemos trabalhar e manipular seus caracteres originais (design de fonte) para conversarem com as ilustrações em aplicações do logo junto às personagens, por exemplo. Todo o processo pautado pela Metodologia dos 3Ts desenvolvida pelo Futbox.

 

Logo "A Turma do Coelhão"

Logo “A Turma do Coelhão”

 

Aplicações Logo: "A Turma do Coelhão"

Aplicações Logo: “A Turma do Coelhão”

 

Aplicações Logo: "A Turma do Coelhão"

Aplicações Logo: “A Turma do Coelhão”

 

O resultado foi o desenvolvimento de um logo forte, divertido e que enriquece a identidade visual do América, divulga sua marca em vários nichos de mercado, redes sociais, diversifica o leque de produtos que o Clube pode oferecer e, principalmente, faz parte do processo de construção e expansão de sua torcida.

Conheça o processo criativo por trás da marca Clube da Aventura, local secreto onde essa turminha se reúne para se divertir e brincar, uma ação de branding para enriquecer e expandir o universo do América Futebol Clube.

 

Confira as duas Temporadas da Turma do Coelhão!

Primeira Temporada Completa

Segunda Temporada Completa

 

Ficha técnica

 

Um pouco mais sobre o Futbox, a Metodologia dos 3Ts e os projetos desenvolvidos:

 

Futbox – Centro de Pesquisa Gráfica sobre Futebol

Metodologia dos 3Ts

Novo Escudo da Aparecidense, campeã brasileira da Série D 2021

Novo Escudo do Atlético Goianiense (2020)

Novo escudo do América-MG (2017)

Marca própria Sparta

Podcast: entrevista sobre branding para o MKT Esportivo

Podcast: episódio do GoalCast sobre a proposta do Futbox para o novo calendário brasileiro, entregue à CBF no final de 2021

 

 

Categorias: ClubesPágina inicial

Adriano Ávila

A prova inquestionável que existe vida inteligente fora da Terra é que eles nunca tentaram contato com a gente.

Veja todos os posts de

Veja também: