Clube da Aventura! A nova marca dentro do universo “A Turma do Coelhão”.

O projeto “A Turma do Coelhão” encontra-se em seu oitavo episódio semanal onde trouxe o “Dia das Crianças” como tema central. Na verdade o “Dia de Todas as Crianças”! Essa turminha incentivou as doações de brinquedos usados alertando para a importância de doarmos coisas que não usamos mais e que podem impactar positivamente outras pessoas e até mesmo famílias.

Episódio promovendo a doação de brinquedos no Dia das Crianças!

Episódio promovendo a doação de brinquedos no Dia das Crianças!

 

Na semana anterior, dia 8 de outubro de 2020, o tema do episódio foi o lançamento em primeira mão da mais nova marca para enriquecer o universo das tirinhas do América Mineiro: o Clube da Aventura!

Como apresentado na divulgação inicial do projeto, serão duas temporadas, cada uma com 13 episódios no formato de tirinhas de jornais, numa linguagem leve e bem humorada, onde a mentoria da turma fica a cargo da sua mascote, o Coelhão, tendo uma menina sabichona e craque de bola, a Bia, como personagem central e Takinho, um garotinho mal-humorado e que já está conquistando o coração de muita gente!

E claro, toda turminha de criança tem seu lugar secreto para reunir e brincar! Esse lugar tem nome agora – é o “Clube da Aventura” – uma casinha na árvore onde as três se encontram e bolam as mais sensacionais e misteriosas aventuras!

 

"A Turma do Coelhão" e "Clube da Aventura": duas marcas enriquecendo o mesmo projeto.

“A Turma do Coelhão” e “Clube da Aventura”: duas marcas enriquecendo o mesmo projeto.

 

A criação desse universo foi a partir da percepção de como as crianças se relacionam entre si e com o ambiente que as cerca, agora, num mundo extremamente tecnológico e conectado, o que possibilitou chegarmos às personagens iniciais: três crianças (dois humanos) bem divertidas e contemporâneas. Em um dos episódios, por exemplo, as três se reunem digitalmente devido ao cenário do Covid-19:

 

Temas contemporâneos abordados nas tirinhas do América.

Temas contemporâneos abordados nas tirinhas do América.

 

Branding

 

Uma vez estabelecida a marca A Turma do Coelhão, precisávamos sintetizar graficamente o que se passava dentro do Clube da Aventura. O logo do Clube foi criado então a partir do conceito “cambalhota”, brincadeira tipicamente de criança, transportado para a simbologia do América (iniciais “C” e “A” presentes no entrelaçamento do escudo oficial) para funcionar “dentro do desenho”, isto é, de fácil assimilação por parte das crianças, uma vez que seria ilustrado em objetos e roupas usados pelas próprias personagens nas tirinhas.

O processo criativo foi mais uma vez a partir da Metodologia dos 3Ts, que norteia todos os projetos desenvolvidos pelo Futbox:

 

Cambalhota é coisa de criança!

Cambalhota é coisa de criança!

 

Desenvolvimento gráfico do conceito "Cambalhota".

Desenvolvimento gráfico do conceito “Cambalhota”.

 

Logo "Clube da Aventura".

Logo “Clube da Aventura”.

 

Aplicações "Clube da Aventura".

Aplicações “Clube da Aventura”.

 

Aplicações "Clube da Aventura".

Aplicações “Clube da Aventura”.

 

Logos "A Turma do Coelhão" e "Clube da Aventura"

Logos “A Turma do Coelhão” e “Clube da Aventura”

 

Branding "A Turma do Coelhão".

Branding “A Turma do Coelhão”.

 

O resultado foi a criação de dois logos fortes, divertidos e que enriquecem a identidade visual do América, divulgam sua marca em vários nichos de mercado, redes sociais, diversificam o leque de produtos que o Clube pode oferecer e, principalmente, fazem parte do processo de construção e expansão de sua torcida.

Todo o processo de trabalho, desde as pesquisas iniciais para composição das personalidades dessa turma, até a finalização dos layouts, foi possível graças à estrutura disponibilizada pelo América e pelo seu diretor de marketing e negócios, Erley Lemos. Esse modelo de trabalho – Futbox + Departamento de Marketing do Clube – promove, inclusive, grandes resultados e consegue entregar soluções que fazem sentido para os seus torcedores, pois é construído a partir dos 3Ts: Tradição, Torcida e Troféus referentes ao clube de futebol em questão.

 

Cenário externo do Clube da Aventura!

Cenário externo do Clube da Aventura!

 

A Turma do Coelhão representa o imaginário de fantasia das crianças, retratado em aventuras semanais, onde a paixão pelo América vem sendo o fator de união dessa turma toda. Aliás, a turma vai crescer ainda mais, pois muitas surpresas estão por vir!

Conheça como foi todo o processo criativo envolvendo A Turma do Coelhão, desde a concepção até a publicação da primeira tirinha!

 

Ficha técnica

 

Podcast:

 

Clique na imagem abaixo e confira o bate-papo na íntegra no Bora Pra Resenha Podcast onde falamos sobre a revitalização das marcas dos clubes de futebol, seleção brasileira, calendário, VAR, regras atualizadas, as novas demarcações do campo e muitas outras curiosidades sobre a história do futebol:

 

Futbox no Bora Pra Resenha

Futbox no Bora Pra Resenha

 

 

Veja também:

 

Há 8 anos acontecia uma partida histórica de futebol na Palestina: equipes de Gaza e Cisjordânia se encontravam após 15 anos do bloqueio imposto por Israel

Guia do Mundo Árabe FC: Os significados dos nomes de 250 clubes de 23 países

Política FC: Futebol, Cinema e História 

Para mulheres, jogar futebol já foi caso de polícia durante a ditadura

Honduras contra El Salvador: A partida de futebol que iniciou uma guerra

Mundialito: a Copa que a Fifa escondeu

Fatos Históricos e Reconhecimentos

A história do Campeonato Brasileiro

Campeonato Brasileiro: nomenclatura e significado histórico

Metodologia dos 3Ts: Tradição, Torcida e Troféus

10 Novas Regras para o Futebol

As Novas Demarcações do Campo de Futebol

O Novo Calendário do Futebol Brasileiro

 

Categorias: Clubes / Futebol e DesignPágina inicial

Adriano Ávila

A prova inquestionável que existe vida inteligente fora da Terra é que eles nunca tentaram contato com a gente.

Veja todos os posts de

Veja também: